Primeiro dia do X Enecult conta com representantes do Canto do Conto

Sala de Vídeo-conferência do PAF3 - Ufba
Na última quarta-feira (28), os estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Humanidades, Fernanda Barros e Pedro Almeida, respectivamente, apresentaram o artigo “Entre o Real e o Imaginário” no eixo temático Culturas e Infância do X Enecult.


A proposta do trabalho foi organizar um estudo circunscrito na cultura da infância, sendo a aprendizagem e a absorção da criança a temática central, tendo como base a relação das teorias e uma experiência vivenciada, em 2013, no Projeto. 

Um dos grupos do Projeto de contação de histórias para crianças promoveu momentos de interação, ao contar na Creche da Ufba para crianças de 3 a 3 anos e 12 meses, a história “A Porquinha Chiquita”.

O conto “A Porquinha Chiquita” narra à história de uma porquinha que após muito tempo vivendo com um feirante foi vendida a um fazendeiro e ao chegar à fazenda era excluída por outros animais e para justificar, diziam: “quem anda com porcos, farelos come”. A ideia central apresentada é a de que se deve respeitar o próximo e a de que as aparências podem enganar, pois, Chiquita por ser uma porca é vista como um animal sujo, o que é desmistificado quando ela pega todo o lixo jogado pelos outros animais e faz reciclagem.

O conjunto do trabalho procura trazer a perspectiva de que as narrativas infantis podem apresentar uma oportunidade positiva na educação das crianças, levando em consideração que os contos que permeiam o universo das crianças são dotados de personagens que marcam o imaginário delas por muito tempo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários: